O que são empresas homologadoras?

São organizações que farão a capacitação, habilitação e homologação de instituições de auditoria, consultoria e certificadoras sobre a implementação, acompanhamento e definição do Índice ESG de Equidade Racial (IEER) nas empresas e organizações, para efeitos do Novo Protocolo ESG para Equidade Racial no Brasil.
Requisitos:
- Ser preferencialmente uma organização sem fins lucrativos, formalmente constituída há mais de 3 (três) anos, que gere conhecimento e experiências voltados para o desenvolvimento de programas e projetos de promoção da igualdade racial;

- Ser uma instituição reconhecida por entidades do movimento negro, através de sua atuação na promoção da equidade racial;
- Atuar no combate à desigualdade racial, por meio de parcerias com movimentos sociais, organizações privadas e governamentais no âmbito nacional;
- Ter expertise como assessoria/consultoria, desenvolvimento de pesquisas e treinamento nas áreas de educação, direitos humanos, formação profissional e igualdade racial;
- Ser liderada por diretoria ou coordenação composta por 51% (cinquenta e um por cento), ou mais, de pessoas autodeclaradas negras.


As empresas interessadas em atuar como certificadoras, que atendam os requisitos estabelecidos no Regimento Interno do Pacto, deverão entrar em contato com uma das Homologadoras credenciadas através dos contatos abaixo para se submeterem à formação exigida no referido regimento.

      HOMOLOGADORAS

      AFROREGGAE
      william.reis@afroreggae.org
      21 997351557 



      A ONG iniciou o seu trabalho e inaugurou seu primeiro Núcleo Comunitário de Cultura, o Centro Cultural Waly Salomão em Vigário Geral. Inicialmente, o grupo passou a oferecer oficinas de reciclagem de lixo, percussão e de dança afro dentro da favela. O trabalho da instituição se expandiu e alcançou os moradores das favelas de Parada de Lucas, Cantagalo, Complexo do Alemão, da Penha e outros municípios, como Nova Iguaçu.

      O AfroReggae desenvolve projetos em áreas pobres, violentas e muitas vezes comandadas pelo tráfico de drogas. Além da atuação nos núcleos, por meio de oficinas, aulas, eventos, entre outros, o grupo também passou a trabalhar na formação de grupos artísticos, programas de televisão, publicações sobre temáticas sociais, entre outros, como atividades complementares de educação, cultura, lazer e Direitos Humanos.

      INSTITUTO HOJU
      Administrativo@institutohoju.org.br
      21 977315726


      Nascido do ventre de mulheres negras moradoras do Morro de Mangueira, iniciou suas atividades no campo educacional. Primeiramente com “reforço escolar”, seguindo a formação continuada e a preparação de crianças, adolescentes e jovens negros, negras e pindorâmicos para o exercício da igualdade de oportunidades na sociedade brasileira. Voltado à políticas afirmativas e a equidade socioeconômica, a instituição mantém parceria público-privadas para potencializar as ações empreendidas.

      Atualmente ao longo do ano, os projetos atingem cerca de 10 mil pessoas, entre atendimentos de orientação jurídica, clínica psicológica, terapia ocupacional, cursos de formação continuada, cursos de extensão, seminários, workshops, cursos de idiomas, cursos preparatórios, democratização do acesso às plateias de teatros e cinema, dentre outros.





      INSTITUTO ETHOS
      cursos@ethos.org.br
      11 3897-2400

      O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma OSCIP cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.
      Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.

      As empresas são importantes agentes de promoção do desenvolvimento econômico e do avanço tecnológico e possuem importante influência nas transformações do planeta. Por isso, sua participação e engajamento são cruciais para a construção de um mundo melhor, ao lado dos esforços do Estado e da sociedade civil.

      CEAP
      ceap@ceaprj.org


      O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP – é uma organização social privada, sem fins lucrativos, sem vinculação partidária ou religiosa fundada no Rio de Janeiro em 1989 por ex-internos da antiga Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem), com apoio de representantes da comunidade negra e do movimento de mulheres e demais movimentos sociais. A recorrente violação dos direitos fundamentais das classes menos favorecidas foi a grande inspiração para a criação do CEAP.

      O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas é uma organização sem fins lucrativos atuante no combate a intolerância religiosa e racismo.







      O que são empresas certificadoras?

      Atuarão como auditoras e/ou certificadoras da implementação, acompanhamento e definição do IEER pelas empresas, através do monitoramento anual das ações afirmativas desenvolvidas e verificação dos compromissos de Investimento em Equidade Racial contemplados no Novo Protocolo ESG para Equidade Racial no Brasil


      As Certificadoras estabelecerão critérios de auditoria/certificação de acordo com a realidade da empresa e seu setor, desde que dentro de parâmetros mínimos definidos pelas organizações Homologadoras.



      Requisitos:
      -Ter sido capacitada e validada por uma das organizações homologadoras do Novo Protocolo ESG para Equidade Racial no Brasil;
      - Ser uma organização constituída há mais de 3 (três) anos, com ou sem fins lucrativos, com comprovada experiência de prestação de serviços de qualidade em recursos humanos ou certificação de outros índices de qualidade, gestão ou protocolos ESG;
      - Possuir iniciativas para aglutinar os padrões de mensuração e divulgação de informações ESG, seguindo o novo protocolo ESG Brasil;
      - Atestar e comprovar atuação e compromisso com as boas práticas de diversidade em suas organizações e nas suas stakeholders.

      Certificadoras

      AZ4 Consultoria e Projetos
      azquatroprojetos@gmail.com
      (71) 99650-6945



      A AZ4 Consultoria e Projetos é uma empresa criada e sediada na Bahia, com equipe multidisciplinar especializada em gestão social, comunicação e educação. Atua desde 2013 com o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para governos, empresas e ONGs. Comprometida com a promoção da equidade racial, criou em 2022 o Programa Equânime, focado na Certificação do Pacto de Equidade Racial.

      O Equânime congrega equipe majoritariamente negra, totalmente diversa e altamente capacitada, com ampla experiência em projetos ligados à diversidade e à equidade racial. Por meio do Programa Equânime, contribuímos para que as empresas implementem práticas antiracistas em toda a sua cadeia produtiva, garantindo um bom nível de Equidade Racial.

      Atuamos através da realização de palestras e capacitações, comunicação e marketing, e mentorias para equipes. Além disso, realizamos avaliação e implementação de projetos de diversidade e inclusão e gerenciamento de estratégias de Investimento Social Privado.

      EDUCAFRO
      pacto@educafro.org.br
      11 98677-6766 


      Uma das missões da Educafro é promover a inclusão da população negra, especialmente as socialmente vulneráveis, nas Universidades Públicas e Particulares através de bolsas de estudo através do serviço voluntário nos núcleos pré-vestibular comunitários e
      setores da sede nacional.

      Além destas, a Educafro atua em outras frentes sociais mitigando a estrutura do Racismo nas organizações brasileiras, pensando nisso a Educafro criou seu núcleo de Certificação, para atuar endossando o Protocolo ESG Racial do Pacto de Promoção da Equidade Racial.











      FICAS
      comunicacao@ficas.org.br
      (11) 95816-0335
      www.ficas.org.br

      Fundada em 1997, o FICAS é uma organização sem fins lucrativos, que acredita que as organizações da sociedade civil, as associações comunitárias e os coletivos têm um papel fundamental e estratégico nas transformações sociais. Para isso, conta com o apoio de parceiros investidores e técnicos, entre os quais empresas, institutos e fundações, que possibilitam a realização de seus programas, assessorias e ações gratuitas de formação, articulação e fortalecimento institucional.

      As assessorias voltadas a institutos, fundações e empresas estreitam o relacionamento entre esses atores e fortalecem as ações de investimento social privado. Há 25 anos, o FICAS vem trabalhando com apoio a desenvolvimento de projetos, avaliação, construção de indicadores, seleção e monitoramento, fortalecimento de redes, entre outros. A iniciativa de ser certificadora do Pacto de Promoção da Equidade Racial está alinhada aos princípios de seu trabalho, voltado à construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária e diversa.


      Ser Antirracista
      certificadora@serantirracista.com.br
      www.serantirracista@com.br
      19 9 7145-4575

      Somos uma consultoria de diversidade, equidade e inclusão (DE&I) com foco na educação antirracista e
      na diversidade racial.

      Nossas atividades têm como objetivo a educação antirracista e o letramento racial para a transformação do ser humano, mudança de cultura e um novo olhar para a promoção da equidade racial.

      Criamos soluções educacionais com foco na ação para que todas as pessoas possam combater o racismo assumindo uma postura antirracista ativa no cotidiano.

      Desde 2019, mobilizamos empresas, escolas e instituições com conhecimento voltado para a ação. Agora, a atuação como Certificadora do Pacto Global Racial traz um direcionamento ainda mais certeiro para as ações empreendidas por nós nas empresas.  

      RM Consulting
       acamargo@rmconsulting.com.br


      RM Consulting, fundada pela Executiva Rachel Maia, é uma empresa especializada na Sustentabilidade do negócio, com foco no S do ESG, através de ações em Diversidade, Equidade e Inclusão. Nossa missão é tornar as empresas mais diversas, equânimes e humanizadas através de Letramento em Diversidade Equidade & Inclusão, Desenvolvimento de Liderança, Programas de aceleração de Carreira de profissionais negros e mulheres, censo e Planejamento Estratégico em DE&, Governança corporativa e Recrutamento e Seleção com foco em diversidade.









      Instituto Social Espaço Negro
      atendimento@grupoespaconegro.org.br
      1194361-0076 / 11 2702-4433


      O Instituto Social Grupo Espaço Negro é uma organização social de interesse privado que nasceu no final da década de 80, para contribuir com a construção da identidade, valorização e emancipação da população negra.

      Uma das frentes de atuação da organização é o assessoramento por meio da prestação de serviços com consultoria especializada em educação, desenvolvimento e combate ao racismo estrutural na sociedade brasileira.

      A organização nasceu com o objetivo de fortalecer identidade, bem como fortalecer as ações de transformação social da população que tem seus direitos
      infringidos, seja nas questões de segurança alimentar, nos aprenderes e saberes relacionais e de convivência, além da justiça social e o direito à educação, saúde, ao trabalho e principalmente a vida na população preta.

      Nos últimos vinte anos tem desenvolvido
      programas e projetos em parceria

      Diálogos Entre Nós Diversidade e Inclusão
      guilherme@dialogosentrenos.com
      www.linkedin.com/in/guifgobato

      (11) 98292-0177

      Somos uma consultoria focada na interseccionalidade e intencionalidade estratégicas das pautas Étnico-raciais, LGBTQIAP+, Pessoas com Deficiência, Gênero e Geracional. Atua em projetos de Governança, Consultoria Estratégica e Educação Corporativa na agenda da Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I).

      Estimula reflexões sobre a importância da valorização das diferenças e da cultura do respeito, fomentando adoção de melhores práticas via conhecimento e troca de experiências com pessoas e temas que são referências na agenda de DE&I. Já impactou cerca de 20 mil pessoas em treinamentos, palestras e congressos junto a mais de 40 empresas atendidas.

      Foi reconhecida com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade (4ª edição) pela Prefeitura de São Paulo. Fez parte da Comissão Avaliadora do Prêmio WEPs – Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres (2021). Mentora carreiras de mulheres negras pelo Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil. É parceira estratégica do Great Place to Work (GPTW) na análise dos rankings de DE&I. 


      Conheça nossa Política de Privacidade e Termos de uso

      Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial - CNPJ 44.807.134/0001-94
      Fale Conosco: contato@pactopelaequidaderacial.org.br / Contato: (11) 3129-0680
      © Copyright 2022 - Pacto de Promoção da Equidade Racial
      All Rights Reserved.